Partindo da leitura do livro Informática e formação de professores da autora MARIA ELIZABETH BIANCONCINI observa-se que ele apresenta uma análise relacionada às atividades de formação do professor em diferentes instituições. Mostra também as diretrizes de uma teoria norteadora que possa orientar a formação de professores para o uso pedagógico do computador em diversas situações, sendo ela na escola ou não. Contudo a evolução da tecnologia e a mudança constante da sociedade é necessária que se tenha criatividade, independência e sempre buscar se situar a realidade, diante das mudanças constantes.
O espaço educacional precisa ser visto de uma forma mais ampla, mais inovadora, e pra isso se faz necessário inserir essas novas tecnologias dentro desse espaço para situar seus alunos nesse mundo de constante evolução. No entanto esta ainda é uma questão a ser muito discutida, por envolver diversos fatores que são essenciais para a sua existência de fato na realidade.
A inserção da tecnologia nas escolas, além da estrutura e de equipamentos adequados, exige também a existência de profissionais capacitados, para orientar e ajudar seus alunos a utilizá-las de forma correta. Família. E tudo isso vem acompanhado com a resistência de muitos professores, habituados a seus costumes antiquados e sem inovações, com o intuito apenas de repassar informações para o aluno, apenas acumular conhecimentos, sem uma visão crítica e inovadora.
A informática não deve ser simplesmente uma junção com a educação, mas sim a integração entre si e à prática pedagógica, uma mudança não só do professor mais do planejamento pedagógico da escola, bem como a mudança de pensamentos e diretrizes, favorecendo a formação de cidadãos mais críticos e independentes para a construção de seu próprio conhecimento, atingindo diretamente as mudanças de pensamentos e atitudes, construindo uma sociedade mais justa e com qualidade de vida.
A utilização pedagógica do computador possibilita diversas alterações significativas na educação, proporcionando uma ampliação da visão educacional fazendo com que o ensino tenha uma dimensão muito maior, trazendo uma visão mais crítica e ampla do mundo ao qual se está inserida. Essa busca pela transformação na educação não é simplesmente o desejo de inserir a informática no plano pedagógico, mais sim uma mudança das práticas educacionais existentes, favorecendo a formação de cidadãos mais críticos, com autonomia para construir o próprio.O professor precisa conhecer os interesses, necessidades, capacidades e experiências anteriores dos alunos para propor planos cuja concepção resulte de um trabalho cooperativo realizado por todos os envolvidos no processo de aprendizagem. O desenvolvimento resulta de uma ação em parceria, onde alunos e professores aprendem juntos.
aterial avaliado.
ResponderExcluirProf. Joas M Santos